As 9 inteligências múltiplas de Howard Gardner e seus perfis
Naturalista
Essa inteligência atinge agricultores, botânicos, geógrafos, zoólogos, biólogos e ambientalistas em geral. Entre os que destacaram neste tipo de inteligência temos Darwin e Mendel, por exemplo. É a inteligência envolvida em causas ecológicas.
Musical
Todas as culturas têm alguma forma de música, mais ou menos elaborada, levando Gardner a entender que há uma inteligência musical latente em todos. Inteligência que é demonstrada por compositores, maestros, músicos, vocalistas e sensíveis ouvintes. Algumas áreas do cérebro executam funções relacionadas ao desempenho e à composição da música. Como qualquer outro tipo de inteligência, você pode treinar e melhorar. Destacados músicos como Beethoven, Mozart, Cazuza e Renato Russo, que tinham essa inteligência muito elevada.
Lógico-matemática
Durante décadas a inteligência lógico-matemática foi considerada um tipo de inteligência bruta. Ela assumiu o eixo principal do conceito de inteligência, e foi usada como um ponto de referência para detectar o quão inteligente era uma pessoa. A inteligência lógico-matemática é bem desenvolvida em matemáticos, economistas, engenheiros, cientistas e investigadores. Einstein e Newton se destacam muito nessa inteligência. Gardner, porém, explica que, embora o talento científico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza.
Existencial
Existencial
Quem sou eu? De onde eu vim? Porque existimos? Qual o sentido da vida? Porque as pessoas morrem? Para onde vamos? Como a raça humana chegou até aqui? Podemos relacionar esses questionamentos com nossas emoções e afetos, o que é próprio de pessoas que desfrutam ajudando os demais. Amantes da paz e da não violência e de fomentar o respeito entre todos os seres, da irmandade humana, da solidariedade e da compreensão. Gandhi e Dalai Lama estariam dentro dos que se destacam nesta inteligência muito relacionada com os sentimentos positivos e do amor ao próximo.
Interpessoal
Interpessoal
Pessoas com esse tipo de inteligência são normalmente líderes, bons em se comunicar e parecem compreender sentimentos e motivações dos outros. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, assistentes sociais, atores, políticos e vendedores bem sucedidos. Gandhi, Luther King e Mandela destacavam-se neste tipo de inteligência. Associada à empatia, à capacidade de perceber as outras pessoas.
Corporal-cinestésica
São particularmente brilhantes neste tipo de inteligência: dançarinos, atores, atletas e até mesmo artesãos, cirurgiões e artistas plásticos e cênicos, porque todos eles precisam usar racionalmente as suas capacidades físicas. Os grandes desportistas que exibem essa inteligência bem desenvolvida são: Messi, Phelps e Usain Bolt.
Linguística
Essa inteligência é a competência humana mais amplamente compartilhada e é evidente em escritores, poetas, jornalistas e oradores públicos. Como exemplos de pessoas que destacaram nessa inteligência temos Machado de Assis, Carlos Drummond, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Mario de Andrade, Monteiro Lobato, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Rachel de Queiroz, Castro Alves, etc.
Intrapessoal
Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguísticas, musicais ou cinestésicas. É evidente em psicólogos, líderes espirituais e filósofos. Estes podem ser bastantes tímidos. Com este tipo de inteligência destacaram-se Buda, Jesus ou a Madre Teresa de Calcutá. São muito conscientes de seus próprios sentimentos e são automotivados.
Espacial
Com essa inteligência desenvolvida, encontramos pintores, fotógrafos, designers, publicitários, arquitetos, marinheiros, pilotos, escultores e outras profissões que exigem criatividade e exibem inteligência espacial. Destacaram-se nessa inteligência Pablo Picasso, Michelangelo e Oscar Niemeyer que são profissionais típicos desta área.
Comentários
Postar um comentário